Moçambique: Ciclo eleitoral arranca com recenseamento que terá alguns constrangimentos
Presidente da CNE diz que ante preocupações em torno da segurança em alguns distritos de Cabo Delgado, medidas adicionais vão ser postas em prática para garantir o processo.
MAPUTO — Em Moçambique arrancou nesta quinta-feira, 20, o recenseamento para as eleições autárquicas de 11 de Outubro, com a Comissão Nacional Eleitoral a avisar que este processo tem dois grandes constrangimentos, nomeadamente, a insegurança em Cabo Delgado e a situação de emergência em que se encontram milhares de pessoas por causa dos efeitos climáticos.
O processo vai decorrer durante 45 dias em todas as 65 vilas e cidades autárquicas e espera-se que sejam recenseados cerca de 9. 9 milhões de potenciais eleitorais.
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, Paulo Cuinica, diz que em termos de pessoal e de equipamento, está tudo acautelado, mas o processo em si tem dois grandes desafios, nomeadamente a questão das condições climáticas que acabaram afectando o trabalho de distribuição de material.
Cuinica anotou que existe também a situação de Cabo Delgado, “e este é um grande constrangimento, mas já encontramos uma forma de lidar com ele, que é recensearmos a área autárquica onde vai decorrer a eleição”.
Comunidade
Inclusão na comunidade e vida independente para pessoas com deficiência
Leia Mais >>>
Decorreu nesta quinta-feira, 16 de Março, a primeira formação de produção de CV e Potencialização do Perfil Profissional do Candidato para Jovens com Deficiência, organizado pela Vodacom Moçambique em parceria com o Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD) na Cidade de Maputo.
Leia Mais >>>
Vagas de emprego
Tópicos mais falados Do mês
Maioria dos funcionários desconhece plano de desenvolvimento para pessoas com deficiência.
Afinal, o que é acessibilidade? Perrengues e reflexões de uma PCD em um festival de música
Conheça a cafeteria que é comandada por pessoas com síndrome de Down.
Impacto sustentável: iniciativas que transformam o agronegócio
Projecto DIA, relatório semestral já diponível